terça-feira, 6 de março de 2012

SEU NOME:JOANA BARBOSA DE SOUZA

Joana Barbosa de Souza é moradora de rua em Brasília desde 2005.Vive sob uma árvore na Quadra 107 Sul em condições precárias. Vez por outra desocupados roubam os seus minguados pertences. Os vizinhos sempre fornecem alguma comida e roupas. Ela é muito elegante envolta nos seus trapos. Tem estilo e é muito inteligente, embora, em certos momentos, seja acometida de devaneios. Este vídeo foi feito por mim no meu local de trabalho há 2 anos aproximadamente. Ela pretende escrever um livro. Seria esse um dos seus devaneios? Também se diz perseguida pelo crime organizado. Disse-me que veio de Macaé/RJ onde deixou sua familia, embora não goste de falar nesse assunto. Provavelmente esse seja um caso de desaparecimento e quem tive acesso ao presente vídeo avise à familia em Macaé.

37 comentários :

  1. Muito válida sua preocupação. Muitas vezes ela dorme nos Correios da 408 sul.
    Existem Barbosas de Souza em Macaé:

    Favor ver o link da TeleListas:

    http://www.telelistas.net/templates/resultado_busca.aspx?q=&orgm=0&cod_localidade=21160&atividade=&nome=Barbosa+de+Souza&uf_busca=rj&pch_localidade_select=21160&image.x=62&image.y=9

    ResponderExcluir
  2. Triste informar, mas Joana veio a falecer no dia 03 ou 04 de julho, vítima de atropelamento em frente ao supermercado Pão de Açúcar na 406/407 Sul. Grande figura da região, será sempre lembrada quando quisermos contar uma boa história! RIP Joana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em informá-lo que ela foi atropelada sim mas não morreu, ficou internada no HBDF e localizamos a familia dela que veio buscá-la.
      Infelizmente assim que se pos de pé saiu de Vitória e voltou à Brasilia, contra a vontade da familia.

      Excluir
    2. Está viva sim, a vi ontem (19/03/2017) na 406 sul e andando com seus pertences ao lado.

      Excluir
  3. Caro Jailson, sou de Macaé e conheci a Joana. Não consegui acessar seu video. Você poderia enviar para meu e-mail:

    Muito grato

    Cyro Barretto
    cyrobarretto@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Caro jailson,boa noite.Digitei o nome joana Barbosa de souza no Google e me deparei com o seu blog.Meu nome é Enio Barbosa de Souza, sou sobrinho da Joana, tenho o mesmo sobrenome porque fui criado(desde o nascimento) pela minha avó paterna, a Senhora Eloisa(que Deus a tenha), mãe da joana,a jô como a chamavámos.Nós somos de Catu-Ba, cidade natal da Jô,localizada a 80 km de Salvador.Quando eu cursava universidade em Campina Grande, ela foi embora para Macaé,casou-se com um empresário por nome Moraes e só a vi no funeral da nossa mãe, a exatamente 16 anos atrás.A sua elegância deriva do seu estilo de vida,a mesma é formada em agronomia e cursou jornalismo na Argentina,ela também trabalhou em macaé como professora de piano.Ela tem uma história de vida linda.Assim como a Joana,a maioria da nossa familia é adventista.Recentemente tivemos a noticia que a mesma estava em Brasilia, minha duas sobrinhas foram a Brasilia e não obtiveram sucesso em encontra-la.Por ironia do destino,ela foi atropelada,porem ao contrário do comentário acima, ela está viva e aos cuidados de uma pessoa da igreja adventista, que entrou em contato com um pastor da igreja aqui de catu e nos informou.Como estava trabalhando,minhas irmãs viajaram novamente para Brasilia e a encontrou no hospital,internada e aguardando uma cirugia.Por coincidência, retornaram hoje.Tudo que nós mais pedimos a Deus é o retorno da nossa amada irmã Joana para a sua casa em catu, de onde ela nunca deveria ter saido.Amamos ela demais, acreditamos que a mesma esteja acometida de algum trastorno psiquico,temos um caso na familia que é a nossa irmã mais velha,a Joselia, que vive conosco e nos traz bastante alegria.Agradecemos a todas as pessoas de Brasilia que de alguma forma a ajudam e se preocupam com esse ser humano fantástico que é a linda joana.Por favor deixe o teu e-mail nos comentários para que eu possa lhe enviar algumas fotos da mesma antes desse triste episódio e verás do que estou falando.Em nome de toda a familia agradeço de todo coração pela reportagem e pelo empenho em relatar a situação da Joana e que Deus nos dê força.Abraços e parabéns pelo blog.ÊNIO BARBOSA DE SOUZA.CATU-BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de falar sobre a senhora Joana! georgedromos@gmail.com Att.

      Excluir
    2. Vejo a Joana todos os dias, moro na 406 sul e ela tem dormido bastante no meu Bloco. Já tentei me aproximar, conversar, mas ela foi muito arredia, portanto respeitei e me afastei... Agora mesmo ao vê-la e cumprimenta-lá pensei sobre onde estariam os familiares dessa pessoa tão conhecida na Asa Sul... Pesquisando encontrei esse blog...

      Excluir
    3. tenho encontrado a joana diariamente na asa sul, na 407. se quiser conversar manda seu email.

      Excluir
    4. Eu me interesso pelas fotos. Converso com dona Joana todos os dias. Ela já me pediu café, almoço, biscoitos doces, água e um cobertor (em momentos diferentes, claro). Mas o cobertor ela acabou não aceitando e eu levei de volta pra casa, rsrs. Ela disse que me viu na televisão e elogiou meu trabalho. Eu nunca estive na TV, mas agradeci. Eu, meus pais, irmão e sobrinha de apenas 5 anos de idade temos um grande carinho por ela. Não dá pra leva-la de volta ao convívio com a família? Não tem como dar a ela um tratamento? Eu não entendo dessas coisas, por isso pergunto...Como faz pra ajudar d. Joana a sair dessa situação de risco? Meu e-mail: tecladista87@gmail.com Obrigada!

      Excluir
    5. Acabamos de encontrar-se. Ela nos comprimentou no posto de gasolina, e realmente, elegante e muito bonita Dona Joana

      Excluir
    6. Essa Senhora, a Joana, continua no mesmo local, ela anda pelos comércios da 205, 207, 406/407. muitas vezes no meio da rua, correndo o risco de ser novamente atropelada. A família não tem como acolher e ajudar com um tratamento?

      Excluir
    7. Pode me enviar fotos de antes?
      Servolindo@gmail.com

      Excluir
    8. Olá, moro na asa Sul, Brasília. Vejo dona joana todos os dias, confesso qie ela e muita amada aqui na asa Sul, mas viva na rua, dificilmente aceita ajuda. Penso muito nela nessas noites d frio

      Excluir
  5. Joana Barbosa DE Souza:
    Meu nome é Alessandro Lemos, sou cassado com uma sobrinha de Joana, titia, como chama Francis a sobrinha. Ela é uma pessoa maravilhosa, era bem sucedida, e morava no RJ em Macaé.Mais pela distância e pela correria do dia a dia, não tinhamos contatos diarios, mais titia pelo menos uma vez no ano ligava para toda família desejando boas novas.
    Um dia surgiu a notícia que ela estava morando nas ruas de Brasília e que apresentava transtornos psiquicos, e que ela não quer voltar a morar em sua terra natal, para tristeza de todos.(Na verdade o que se passa com ela a família sabe muito pouco pois titia mesma nunca gostou de falar nada que pudesse preoculpar a família)
    Meu "tio-primo" Ênio B. Souza, comentou comigo agora a pouco antes de ler esse blog sobre o paradeiro de titia nesses ultimos dias.Resolvi dar uma lida no comentário dele. Morrir de chorar, me emocionei com a historia de vida da titia.
    Sabe? Uma pessoa que apessar de todos os problemas que a vida lhe proporcionou ela consegue como sempre "BRILHAR".As pessoas falam quem é essa pessoa Joana? Elegante? Inteligente?...
    Só para responder algumas perguntas, posso dizer que inteligência é herança familiar.Ênio Barbosa o sobrinho de titia é muuuuuito inteligente, Engenheiro estudou toda vida em escola publica, auto didata.
    E Joana Barbosa de Souza uma mulher que em todos os aspectos, TODOS, UM SER SUPERIOR.

    Alessandro,Francinha e Alessandra desejam que DEUS, nunca deixe essa estrelha se apagar.

    ResponderExcluir
  6. Espero que essa pérola que vi brilhante pelas ruas de Brasília, esteja bem e recuperada. Sempre digo que quando eu crescer, quero ter a elegância dela.
    Puder, quando puderem, mandem noticias dela:janainasoares.unb@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está Viva! A vejo diariamente em frente ao prédio do Departamento de Policia Federal, no setor de autarquias sul. Carrega consigo uma imensa bagagem de conhecimentos. Costuma passar o dia todo em frente ao prédio fazendo seus longos discursos, que chamam
      bastante atenção, por sua postura e elegância.

      Excluir
  7. Adoro dona Joana e gostaria muito que ela me desse um pouco de bola..Sei que os intercâmbios com ela são muito valiosos, mas também sei que não consegui muito sucesso. A danada da mulher mais elegante de Brasília simplesmente não quer aceitar nem um cartão da gente, muito menos uma sopa (um dia a chamei para jantar no restaurante em que estava com meus filhotinhos) e nem muita conversa. Diz com muito orgulho que está bem e que está como ela mesmo diz.."Na luta".
    Tenho muito orgulho dela, com sua altivez mas me preocupa o que as pessoas "do mal" como dizem podem fazer com ela. Dona Joana continua frequentando os mesmo ambientes de sempre..entre os Correios da 408 sul, vai à Igreja às quartas-feiras e não enche a paciência de ninguém...muito pelo contrário. Tentei acompanhá-la para conversar e ela, muito educada simplesmente diz que está "Na luta, como você está vendo, minha filha!" Despediu-se com um "Fique com Deus" que me fez perceber que, insanidades à parte, há desejos que são mais fortes que qualquer doença. No Natal do ano passado, tentei "presenteá-la" e minha tentativa foi mais que frustada!
    Senhora Elegante, lembro-me da primeira vez que a vi, sentada justo em uma tesourinha de Brasília e, ironias à parte o que me chamou a atenção foram seus belos cachos grisalhos. Fui a primeira a dizer que quero deixar meus cabelos assim de naturais. Depois do acidente, que cortaram o cabelo dela, a vi na foto mais magrinha, fininha..agora voltaram seus cachos. Como a proximidade física leva muito tempo e o respeito é o que acho que deve prevalecer se não temos o "correto" a oferecer, reduzo-me ao meu espaço limito-me a rezar pela sua integridade física, mas coloco-me à disposição para qualquer momento.
    janainaespanol@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca falei com ela mas ela me chama a atencao, ela sempre passa mais ou menos umas duas vezes ao dia em frente ao posto da 405 sul aonde trabalho ! Uma vez na parte da manha e outra na tarde. Uma colega me contou a historia dela e acabei me interessando pois é uma historia mt boa.

    ResponderExcluir
  9. Bom Eu trabalho Diariamente na 406 Sul na Padaria Colombo a Joana se Encontra la Todos os Dias Pela Manhã e Pela Tarde muito Gentil super Educada!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sempre conversei com a Joana,oferecia um lanche as vezes aceitava outras vezes não.Eu morava na 406 Asa Sul.Mudei para um condomínio há um ano e 9 meses nunca mais a encontrei. Ontem de manhã a vi,pedi a Deus que é Soberano que a abençoe e liberte-a.
    Ela falou comigo lembrou de mim.
    Fico triste em vê-la assim....

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Enio
    A Dona Joana é muito querida pela nossa família. Diariamente levamos café para ela, pois pela manhã e à tardinha ela passa no nosso bloco. Ela permite aproximação e conversa conosco, inclusive havia nos contado sobre Macaé, o casamento que não deu certo e os parentes no Nordeste. Vou deixar meu e-mail para contato. Janice jmend@uol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ah, e eu penso que ela tem uma rotina. Moro na Asa Sul desde minha infância, ela sempre percorre os mesmos caminhos...Ao final da tarde, por exemplo, ela conversa sozinha à sombra de uma árvore no início do comércio da 208 Sul. Depois ela segue para um prédio vizinho ao meu e fica encarando o nada. Nesses momentos que eu mais me encontro com ela, pois passo por esse prédio quando volto do trabalho descendo da estação do metrô. Ela uma vez soltou que dorme no posto Shell, aqui na 407/207 Sul. Ela se expressa muito bem, é muito gentil e delicada. Mas, em seus momentos de devaneio, não há quem faça ela interagir, ela simplesmente me ignora como se nunca me tivesse visto na vida. Já conversamos sobre crianças, sobre a seca de Brasília e sobre a importância de beber água. Gosto muito dela, de verdade, e queria poder fazer algo mais por ela do que dar um pouco de água, comida ou algo que ela esteja precisando...

    ResponderExcluir
  16. Dona Joana dorme com frequência sob o meu bloco na 408 sul. Hoje mesmo fui acordada pela sua oração da manhã, e uma das frases que me chamou atenção foi: "Salve a Republica Federativa do Brasil". Pensei, nossa, por isso que as pessoas falam que ela é culta.
    Como muitos aqui tenho várias histórias para contar da D. Joana, mas a que eu nunca mais vou esquecer, foi dia que na madrugada acordei com os gemidos dela e quando fui para janela, vi um homem a tentado sufocá-la!!!Gritei e meu grito ecoou na quadra e agressor saiu correndo!!! A coitada ficou sem rumo e saiu afobada rumo à 208. Essa noite não consegui mais dormir.
    Por favor, família, não deixe que ela continue perambulando pelas ruas, pois, infelizmente, há gente muito ruim mundo.

    ResponderExcluir
  17. Na tarde de 08/03/2017, ao caminhar pelas quadras eu a encontrei e em situação de risco. Tentava atravessar justamente no meio do balão que separa as entrequadras 207 e 407 sul. Convidei-a a sair dali e expliquei o perigo. Ela sorriu e disse-me que estava vendo os carros. Expliquei que sim, mas o perigo é o motorista, que ao contornar o balão, está a olhar para o lado oposto e pode não vê-la. Saíu da área perigosa e perguntou-me se podia ajudá-la. Gostosamente dei-lhe algum dinheiro (e dessa vez aceitou) e recomendei que fosse tomar um café com pão de queijo. E ela foi ao bar, ao lado.
    Mas, a preocupação maior é quando ela atravessa as ruas, sem nenhum cuidado. apenas os motoristas mais atentos páram e aguardam que ela passe em qualquer lugar da rua. Uma pena.

    ResponderExcluir
  18. A comunidade empenhada no cuidado quando a família não o consegue fazer lo. Isso é é maravilhoso! Parabéns a todos. O nome.disso é tratamento comunitário! Pesquisem. Estou feliz

    ResponderExcluir
  19. Também conheço a D. Joana. Eleganterrima,sabe,como ninguém,levar uma roupa. Suas saias bem talhadas combinam muito bem com o seu corpo esguio e seus cabelos alvos, sempre soltos.
    Há anos, deparo-me com essa figura de uma postura ímpar, quando chego para trabalhar. Ora elegantemente sentada na bancada das bandeiras, ora em pé, elegantemente ereta, postada à frente da entrada do prédio da Polícia Federal, onde trabalho.
    De fala baixa, umas vezes parece discursar, outras, parece estar fazendo uma pregação religiosa. Muitas vezes, também, lá está ela, a mulher em pessoa, em pé, silente, encarando o nada de frente, na frente da Polícia Federal.
    Às vezes, ela some. Depois reaparece. Mas não há, naquele prédio, quem não comente a elegância da D. Joana e nem quem não seja curioso por saber a verdade por trás daquela figura fina, polida, visivelmente culta e invejavelmente elegante!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Vejo quase que diariamente a D. Joana. Hoje eu estava na 407 sul quando fui surpreendida com uma voz tranquila a perguntar se eu estava indo para o trabalho ou se estava com pressa. Falei que tinha um compromisso, mas poderia conversar. Ela perguntou se, por acaso, não teria uma moeda na bolsa ou no bolso. Dei-lhe uma nota e ela me olhou estranho, um pouco constrangida. Disse que só queria uma moeda e ia trocar na lotérica. Falei que estava com pressa e não poderia aguardar, atravessei correndo e ela ficou parada, olhando, sem entender. Já tinha lido os comentários aqui e creio que essa era a única maneira de ajudá-la materialmente. Espero que a familia um dia consiga ficar próxima a ela ou, pelo menos, que a vida sozinha não lhe seja tão dura.

    ResponderExcluir
  22. Triste a familia nao conseguir levá-la prq casa, pois essa senhora vive numa situação muito precária aqui, inclusive faz suas necessidades fisiológicas no meio da rua à vista de todos. Triste demais!! Eu ao menos uma ou duas vezes por semana na SQS 407.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: "eu a vejo ao menos uma ou duas vezes por semana..."

      Excluir
  23. Dona joana continua suas andanças pela quadra da 408 sul, a vejo vagando desde quando seus cabelos ainda eram pretinhos e suas roupas ainda novas, desde meus 12 anos.
    Hoje com 26 sempre que a vejo sinto que a conheço realmente.
    Cuidemos de dona joana!

    ResponderExcluir
  24. Eu vejo ela todo dia a família tem que buscar ela, essa cituação não dar tá muito frio aqui em Brasília na asa sul 406 esta dormindo de baixo de blocos residências exposta ao frio

    ResponderExcluir